Venceu ou perdeu?
Quando meu filho tinha uns 5 anos ele me perguntou:
- Mamãe, o leite venceu ou perdeu?
Minha “ficha” demorou um pouco pra “cair”, mas, conversando, entendi que ele se referia à validade mesmo. Afinal, eu havia dito que o leite estava perto de vencer, ou seja, estava próxima a data limite da validade. Quando joguei a caixa fora eu falei “Perdeu! Tem que ir pro lixo!”
Afinal, quando uma coisa sai da validade, ela está vencida ou perdida? Não dá para ser o mesmo, pois VENCER e PERDER são completos opostos e eu tiro o chapeu para a perspicácia do filhote em observar isso. Dizemos a vida inteira: “O produto venceu!” “O produto perdeu!” Sem nos darmos conta do contraditório da coisa.
Não dá pra vencer e perder a mesma corrida! Nem dá pra vencer e perder no UNO! Não dá pra vencer e perder na mesma partida de futebol! A não ser que haja um empate, e aí: EMPATOU! Nem ganhou, nem perdeu!
Bem, assim é na vida. Às vezes a gente perde, às vezes a gente vence. Só que às vezes quando a gente perde, a gente também ganha. Ganhar é uma coisa, vencer é outra. Ganhar é o mesmo que adquirir, enquanto vencer é o mesmo que triunfar!
Às vezes perdemos um amor, e descobrimos que ganhamos liberdade. Que aquele amor nem era tão grande assim, e que o próximo certamente será muito melhor!
Às vezes perdemos oportunidades para ganharmos outras. Perdemos a timidez e ganhamos coragem. Perdemos o juízo e ganhamos memórias. Perdemos pessoas e ganhamos saudades. Perdemos a fé e ganhamos ousadia.
Perder é ficar sem a posse de algo e, tem muito mais a ver com ganhar. Vencer é outra parada! Vencer a gente vence na vida, no jogo, no amor e tantas vezes não ganhamos nada além de felicidade ou ilusão.
Só sei que o leite azedou. Pra mim, perdeu! Sua validade venceu! Eu, que odeio leite, venci também, joguei fora!
Mas ganhei um abraço do filhote, que me pediu:
- Compra outro, mamãe!
Cyntia Pinheiro
Enviado por Cyntia Pinheiro em 06/05/2025